segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Fim do Touchscreen




Cada vez mais aparelhos eletrônicos estão usando telas Touchscreen como gps's, smartphones, monitores, tablet's, e outras centenas de gadgets.

O que não nos damos conta é de que material é feito a tela touchscreen e de onde esse material vem. Os gadgets atuais assim como todas as telas de cristal líquido dependem das propriedades incomuns de um único material, um híbrido metálico cujas fontes podem se esgotar em menos de dez anos.

Se isso é novidade pra você, então provavelmente nunca ouviu falar no material que está causando essa confusão toda. Uma mistura de dois óxidos metálicos chamada de óxido de índio estanho (OIE. Seu componente principal, o índio, é um subproduto da mineração de chumbo e zinco, difícil de ser encontrado e bem caro. quando chegam à fábrica, sua fragilidade e sua falta de flexibilidade o tornam quase impossível de trabalhar.

Trata-se de um raro exemplo de material que é, ao mesmo tempo, condutor de eletricidade e opticamente transparente, significa que não absorve fótons de luz. O OIE é transparente como o vidro, mas também conduz, não tanto quanto a maioria dos metais, mas o suficiente.

Ninguém sabe ao certo quanto de índio ainda existe no mundo, em parte, isso acontece porque o índio é apenas um subproduto da mineração que nem todas minas se dão ao trabalho de recuperá-lo. A maior parte do índio existente está na China que por sua vez já está limitando as exportações do material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário