domingo, 2 de outubro de 2011

Dados Mostram Que a Escolha de Novos Amigos no Facebook Não é Aleatória (data mining))


Achei interessante uma matéria da info Exame de Outubro onde Jure Leskovec (pronuncia-se Yuri Liskovitch), cientista e professor assistente da Universidade Stanford.
Leskovec faz parte de uma nova geração de cientistas, seu interesse é coletar e analisar vastas quantidades de dados obtidos online, o que é conhecido como data mining. Com uma equipe de cinco pessoas e um patrocínio da Microsoft Research de 100 mil dólares anuais, Leskovec e sua equipe analisar terabytes de dados em busca de gostos comuns, expressos em comportamentos como postar em um blog, entrar para uma comunidade ou fórum de discussão ou até ler um artigo online. Segundo ele, "as conexões das pessoas na internet podem ser previstas com base em gostos comuns".
Não é por simples curiosidade que as empresas fazem isso, o data mining é a nova corrida de ouro do Vale do Silício, entre as gigantes Google, Microsoft, Yahoo, HP e Cisco. O sonho dourado por trás do data mining é aprender a modelar a informação, entender como a informação se espalha e como as pessoas tomam decisões, como isso, segundo Leskovec, "o marketing se tornará mais matemático e menos intuitivo", as propagandas serão mais bem direcionadas, com menos falhas.
Para fazer a análise desses dados, Lesnovec desenvolveu um algorítimo capaz de prever metade dos novos contatos ue teremos no facebook nos próximos três meses, mas ele ainda não está satisfeito, quer que o algorítimo seja capaz de prever com 100% de acertos os novos contatos. Interessante ou assustador? seja qual for a sua resposta, estamos muio vulneraveis com tantas informações disponíveis na web.



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