segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hacker GeoHot fala sobre ataques à PSN




O hacker, conhecido por ter desbloqueado o Playstation 3 e postado as informações online, escreveu em seu blog a respeito de toda a comoção em torno da PSN. O jovem, que se chama George Hotz, foi processado pela Sony e, após um acordo, acabou banido da rede de jogos e proibido de modificar qualquer console da marca; ele negou qualquer envolvimento com o caso do PSN.

“Para começar, estou feliz de não ter uma conta PSN agora. Como vítima de furto de identidade uma vez, eu sinto por aqueles que tiveram seus dados roubados (...). A todos os que pensam que estou envolvido de alguma forma nisso: eu não sou louco e prefiro não ter o FBI batendo na minha porta”.

Geohot ainda ressaltou que há uma grande diferença entre desbloquear a segurança do seu próprio equipamento e hackear o servidor de outra pessoa para roubar dados. O jovem escreve que, antes da confusão, estava planejando criar uma rede alternativa de PSN para que os aparelhos com jailbreak pudessem jogar sem interferir na experiência de outros usuários. “Infelizmente, eventos me levaram a outro caminho – mas se eu tivesse me saído bem vocês teriam agora um lugar para jogar PS3”, alfineta ele.

Hotz ataca a Sony e diz que não se deve culpar os engenheiros da empresa, mas sim seus executivos que “declararam guerra aos hackers, riram da ideia de que pessoas poderiam penetrar a fortaleza que um dia foi a Sony, reclamaram incessantemente sobre pirataria e continuaram contratando mais e mais advogados quando tudo o que precisavam era contratar bons especialistas em segurança. Alienar a comunidade hacker não é uma boa ideia”.

O jovem escreve que, embora não se saibam detalhes do ataque à PSN, ele “aposta que a arrogância da empresa” teve algo a ver com isso. “Como todos sabemos que o PS3 é não- hackeável”, ironiza, “por que gastar dinheiro adicionando segurança inútil entre o cliente e o servidor?”. O hacker aponta ainda que o problema de vazamento é exclusivo da Sony. “Reparem que foi somente o PSN que entregou todos os seus dados pessoais- não a Xbox Live quando o 360 foi hackeado, não o iTunes quando o iPhone teve jailbreak”.

Por fim, GeoHot dá mais um recado ao invasor da PSN: “Você é claramente talentoso e terá muito dinheiro (ou uma sentença de prisão e falência) no futuro. Não seja um idiota vendendo as informações das pessoas. Eu adoraria ver como você fez tudo isso... Deus sabe que nunca ouviremos isso da Sony”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário